Perguntas

Sem Variador no GNV?

GNV Sem Variador de Avanço - O que acontece?

  1. Maior Consumo de GNV;
  2. Menor Desempenho tendo até dificuldade em subidas;
  3. Maior aquecimento do motor causando até desgaste prematuro das sedes de válvulas e danificando o cabeçote;
    Verificação simples: Testar a compressão dos cilindros
  4. Falhas e estouros são causados na maioria das vezes pelo sistema de ignição, ou seja, velas, cabos de velas, bobinas e ponto atrasado.
    Verificações simples:
    1. Medir se as velas resistivas NGK tem impedância iguais e ajustar a abertura das velas para o GNV.
    2. Cabos NGK ou BOSCH supressivos sem fugas.
    3. Bobinas testadas em aparelho de testes da Bosch.
    4. Verificar ponto do carro no combustível líquido
    5. Nos carros mais atuais verificar o sincronismo de ponto e fase.

Todos Kit GNV de qualquer geração em qualquer motor ou potência deve utilizar Variador de Avanço se tiver disponível de acordo com o carro, modelo, ano e motor para acertar o ponto de ignição do GNV que é no mínimo 6º na lenta e 9º a 15º a mais que a gasolina ou álcool.

CARRO SEM VARIADOR -

  1. Consulte a Tabela de Aplicações da TURY por marcas e modelos
    Se quiser ir direto por marca: 
    Alfa RomeoAsiaAudiBMWCheryChryslerCitroenDaewooDaihatsuDodgeFiatFordGM ChevroletHondaHyundaiJacJeepKiaLadaLanciaLand RoverLexusLifanMazdaMercedes BenzMitsubishiNissanPeugeotRenaultSeatSmartSsangyongSubaruSuzukiToyotaVolksWagenVolvo 
     
    Chevrolet = https://troiagas.com/aplicacoes/gm
    Nissan = https://troiagas.com/aplicacoes/nissan
    VolksWagen = https://troiagas.com/aplicacoes/vw
  2. Consulte o artigo dos Variadores de Avanço para ver as opções principais de cada modelo

Se o seu carro ainda não consta nas tabelas de aplicações dos 3 principais fabricantes de variadores do mundo, e for uma injeção mais moderna, algumas não tem variadores que consigam ajustes adequados. Como por exemplo: Os últimos Toyota Etios, Ford Ka, ...

É necessário que um carro deste informe qual o modelo, ano e motor, pois a cada modelos de central de injeção pode utilizar variadores diferentes no mesmo ano até.

Os variadores com funcionamento real e adequado atuam pela(s) Bobina(s) ou através dos Sensores de Rotação Indutivo ou Capacitivo, também podem ser ligados no sensor TPS(posição de borboleta) e os mais novos também utilizam o sensor de fase.

Variadores de MAP/MAF são um quebra galho para até 4ª geração!

Os variadores que atuam no MAP foram criados na Argentina e no Brasil para atender "parcialmente" a carros mais antigos que não tinham um variador compatível. Pois somente simulam como se o que tivesse subido, e a injeção do carro avança, só com um limite em torno de 6ª somente. Em locais que são mais altos, ou seja, fora do nível do mar ou em subidas o efeito é quase nenhum e mesmo assim é sempre menor do que o necessário.

Variadores mais modernos:

A TURY trouxe 2 variadores novos que devem atender todos os carros que possuem sensor de rotação dos 2 tipos e sensores de fase. Como é programável, necessita-se que o primeiro carro compareça para fazer a programação. 

Os únicos variadores que devem atender quase todos os carros mais novos são os vendidos pela TURY, importados da Polônia da marca STAG modelos TAP03/1(Sensor Indutivo e Fase) ou TAP03/2(Sensor Capacitivo e Fase)

O do concorrente AEB (Italiana) pode exigir programação através de computador, mas ao ser colocado ainda pode apresentar incompatibilidade e o distribuidor não devolve pois não é defeito de fabricação.

Estes variadores TAP03/1 e TAP03/2 foram desenvolvidos para se adaptar a quase todos os carros novos, pois são ajustados ao conectar no carro e configurados por computador pelo mesmo sistema que programa 5a e 6a geração da STAG que inclusive programa 25 marcas de kit diferentes.

Já foram testados e programados para toda linha da GM atual e atendem aos modelos anteriores pois substituem todos os modelos anteriormente lançados para qualquer tipo de sensores de rotação, inclusive para carros que só aceitavam variadores de bobinas.

São excepcionais tem um chicote com tantas conexões como kits de 5a geração, mesmo atendendo à 3ª e 4ª geração também.

Diferença Geração Kit GNV

Injeção Direta

Usa kit 6ª geração

Qual a diferença entre kit GNV de
1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª gerações?

O kit GNV foi evoluindo conforme a tecnologias dos carros avançou.

1ª geração - Criado na 2ª guerra mundial e não existe mais.
2ª geração - Veículos aspirados carburados aspirados ou turbo comprimidos
3ª geração - Aspirado Injeção Eletrônica Monoponto ou Multiponto regulagem manual
4ª geração - Aspirado Injeção Eletrônica Monoponto ou Multiponto regulagem automática com Gerenciador
5ª geração - Injeção Eletrônica Multiponto e Kit Gás Injeção Eletrônica Pressão Positiva
6ª geração - Injeção Eletrônica Direta e Kit Gás Injeção Eletrônica Positiva Mistura a partir de 25% Líquido com GNV.

Carros com Turbo existe desde a 2ª geração, atualmente instala-se 5ª geração senão for injeção direta que deve instalar 6ª geração.

 Leia tudo sobre as gerações! >>>>

Leia mais...

Como Regular GNV

Regulagem na 3ª geração

Devido às constantes perguntas e a dificuldade de encontrar técnicos com experiência ou conhecimento suficiente, resolvemos fazer um resumo simples para minimizar estas deficiências, para que os usuários tenham noção do que é o mais próximo de uma boa regulagem. O ideal é encontrar um bom mecânico procurando-se por indicações. O Simulador de Sonda Correto ajuda muito na regulagem, Consulte a Tabela de Aplicações atualizada para ver qual o correto para seu carro.

Inicialmente regula-se a Alta rotação na regulagem que fica na mangueira e depois no Redutor regula-se a marcha lenta.

Leia mais...

Principais Perguntas

Dicas de PerguntasNos artigos  ao lado tentaremos resolver as dúvidas mais frequentes dos usuários de GNV, tentaremos apresentar as soluções mais práticas e rápidas para maioria das dúvidas em GNV. Estaremos sempre atualizando esta lista, enquanto isto você pode consultar as Outras Perguntas ao lado.

Veja também alguns Mitos e Verdades sobre GNV.

E os artigos sobre Defeitos e Soluções no GNV.

Qual a economia no GNV, veja exemplos e calcule a sua.

Quais as Vantagens do GNV.

Outras perguntas já catalogadas e respondidas.

Leia mais...

Apitos na 5ª geração?

Dicas TROIAGASApitos no botão de 5ª geração por quê?

O kit de 5ª geração como um sistema de injeção tem um sistema de avisos de problemas. Identificado por apitos no botão indicador em várias marcas de kit, e acionador de troca gnv e líquido. Os apitos são o sional de algo no kit não está funcionando adequadamente e senão for resolvido, o kit retorna para o líquido ou pode até desligar o sistema GNV em último caso, pois o sistema de líquido do carro deve estar funcionando adequadmente.

Os problemas mais comuns são os sinais que chegam errados ou incorretos ou com valores insuficientes, tais como:

Leia mais...

Consumo no GNV?

Dicas TROIAGASGNV consumindo muito por quê?

O kit gás consumindo muito tanto na 2ª, 3ª, 4ª, 5ª e 6ª geração podem ter várias causas desde as mais simples que afetam também o consumo de líquido como filtro de ar sujo, calibragem de pneus, como regulagem, vazamentos, até as mais específicas como erro de sonda de sonda lambda por simulador incorreto, falta de variador de avanço, ou incorreto. velas gastas, perdas nos cabos de velas, falha de bobina e outros itens de manutenção do veículo. Este artigo ainda está sofrendo modificações.

Leia mais...